Blog

  • Início
  • Dicas para ter uma lista de convidados enxuta
Lista de Casamento

6 dicas para não ter uma lista de convidados muito grande

Amigos, família, colegas do escritório, vizinhos… Nossa, é tanta gente! Montar uma lista de convidados para seu casamento pode ser tão (ou até mais!) trabalhoso quanto qualquer outro detalhe do evento.
Infelizmente essa é uma tarefa que não pode ser terceirizada para sua cerimonialista. O casal terá que fazer tudo isso sozinho.

A lista de convidados é de extrema importância, pois é com base nela que definimos outros pontos, como tamanho do salão de festas, buffet, etc. Só que, quanto maior a lista, maiores serão seus gastos.
A baixo, preparamos uma lista com 6 dicas para evitar um casamento com muitos convidados. Vamos lá!

  1. Faça uma cerimônia íntima
  2. Essa é a dica mais óbvia de todas. A palavra “íntima” é bem restritiva, e já nos faz pensar que todos os convidados são imprescindíveis, e que será um evento fechado. Casamentos com menos de 100 convidados são muito comuns na Europa e Estados Unidos, já no Brasil, é considerado um “mini wedding” (casamento pequeno). Quer economizar? Familiares e amigos mais próximos basta.

  3. Convide apenas os amigos mais próximos
  4. Antes de mais nada, entre no seu Facebook. Quantos “amigos” você tem? 500? 1000? 2000? Hmm… E quantos desses você conversa ao menos uma vez por mês? 10? 20?As pessoas mais próximas serão as que estavam presentes antes de seu casamento e você sabe que estarão presentes depois. Convide-os. De resto, não há porque convidar alguém que nem ao menos sabe há quanto tempo o casal está junto.

  5. Colegas de escritório? Tem certeza que deseja chamá-los?
  6. A não ser que o colega já faça parte da vida do casal, não há necessidade alguma em convidar seus colegas de escritório para seu evento. O casamento é uma celebração íntima. Para evitar expectativas, o melhor, nesse caso, é evitar comentar sobre a celebração durante o expediente. Isso pode acabar frustrando os que não foram convidados.

  7. Você não precisa convidar seus parentes!
  8. Calma. A ideia é fazer um casamento enxuto, mas ninguém aqui está dizendo para seu pai ou sua irmã ficarem de fora da celebração. Isso vale para os parantes mais distantes, aqueles que você praticamente não tem contato. Convidar parentes distantes, inclusive, pode passar uma ideia de que o convite foi feito apenas com o intuito de receber presentes.

  9. Nada de acompanhantes
  10. “Sr. Fulano e família”. Ao escrever isso em um convite, prepare-se para receber um número inesperado de pessoas, pois seu convite deixa em aberto o número de pessoas que seus convidados levarão. Ao limitar o convite à “Fulano e Beltrana”, determinamos que o apenas os convidados em questão poderão comparecer ao evento.

  11. Limite sua lista à um número máximo
  12. Os buffets costumam cobrar por cabeça. Desta forma, é imprescindível que o casal tenha ideia qual o estilo de casamento será adotado, afim de que os custos não extrapolem seu orçamento.

Resumindo...

Lista de itens para te ajudar a dar uma enxugada na lista de convidados.
(Pronto, encurtamos o resumo)